Por Cristiano Monteiro

Quanto seu condomínio se preocupa com as redes elétricas? Observamos constantemente o sindico preocupado com a segurança, com os detalhes estéticos, e que obviamente tem a sua importância, mas será que o mesmo acontece com a possibilidade de incêndio?
Provavelmente você já ouviu falar do incêndio que ocorreu no dia 02 de setembro de 2018 no Museu Nacional e destruiu a maior parte do seu acervo de 20 milhões de itens, ou então do incidente mais recente ocorrido na Cinemateca neste ano de 2021, ou ainda se lembra da tragédia que resultou na morte de dez garotos entre 14 e 17 anos no Centro de Treinamento do Flamengo em fevereiro de 2019. Mas você sabe o que todos estes acidentes têm em comum? Todos foram resultados de problemas nas instalações elétricas das edificações.

Segundo a ABRACOPEL, a maior causa dos incêndios residenciais é a sobrecarga no sistema elétrico, em 2020, foram registrados no país 583 incêndios por sobrecarga, com 26 mortes. Desse total, 309 incêndios ocorreram em casas e apartamentos, resultando em 23 mortes.

Algumas causas comuns de sobrecarga estão ligadas às instalações antigas, falta de manutenção, conexão de diversos aparelhos em uma só tomada, uso de produtos não regulamentados pelo INMETRO e principalmente as famosas “gambiarras”.

No caso dos condomínios, os síndicos devem estar atentos às normas, que são exigências e minimizam os riscos de curto-circuito. No caso de edificações mais antigas a atenção deve ser redobrada, uma vez que elas possuem fiação elétrica antiga e quadro elétrico com disjuntores obsoletos que não garantem a proteção do sistema.

Neste contexto a Carvale Soluções em Engenharia, se apresenta com opções de vistorias e detecção de superaquecimento, através de câmera termográfica e vídeo inspeção por sonda, aparelhos que evitam a necessidade de quebra da alvenaria, reduzem o tempo de manutenção, economizam recursos e principalmente evitam acidentes. A Carvale possui técnicos especialistas que executam a obra adequadas as normas e com as garantias dos trabalhos.

No items found.

você também pode gostar