Manutenção Predial
junho 12, 2019
Muito utilizado nos mercado internacional o sistema já é utilizado há mais de 40 anos e é a solução mais comum para os problemas de infiltrações das edificações em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Esse método vem solucionando de forma crescente no Brasil problemas patológicos das construções como selamento das fissuras e da camada de impermeabilização sem a necessidade de refazer a estrutura ou a impermeabilização com um resultados rápidos e definitivos.
Os sistemas de injeções, evoluiu muito até atingir o estágio atual, produtos mais segmentados para cada demanda e sistemas de aplicação mais efetivos são hoje a realidade para solução das goteiras comuns dos dias de chuvas.
O tempo de vida e as imperfeições construtivas, são as razões mais comuns para que surja a umidade indesejada no ambiente. O problema maior é que esses sintomas aparentemente simples e inofensivos, dispõem de elevado potencial de expansão, agravando então a situação e resultando em danos consideráveis para a estabilidade de toda a estrutura em longo prazo.
Para sanar tais problemas, ainda contrata-se para essa patologia obras de reparos e reformas, sejam elas em prédios públicos ou privados, que dispõem de elevado potencial de impacto na rotina das pessoas que residem ou frequentam o local, além da grande geração de entulho, por isso, um dos grandes desafios da engenharia nesse tipo de obra é a execução dos serviços de forma rápida e eficaz, gerando o mínimo de transtorno possível. Por vezes, fazendo o proprietário postergar na correção do problema.
Embora o aparecimento de fissuras nas estruturas de concreto possa aparentemente não ser preocupante, são estas patologias ótimos condutores de agentes nocivos para a estrutura, pois através deste canal é possível ocorrer a passagem de água juntamente com resíduos poluentes facilmente encontrados nas grandes cidades, o que pode resultar na oxidação do aço e danos a estrutura de forma irreversível.
O que pouco se sabe é no mercado predial é que há solução para tais problemas sem o transtorno da reforma e o descaso das edificações utilizando o sistema de injeção
Os sistemas de injeção consistem da aplicação de procedimentos para tratamento de defeitos e falhas nas estruturas de concreto, através da escolha criteriosa dos produtos a serem utilizados, o que requer um preciso conhecimento da causa do problema e das condições e características especificas de cada peça estrutural.
Os critérios para a escolha dos produtos a serem injetados quando nos deparamos com um quadro de fissuração devem levar em conta, primeiramente, as condições das estruturas, isto é, se o problema exige a necessidade de recomposição estrutural ou simplesmente de um selamento flexível.
Para ambos a solução pode ser por método de injeção, mas é fundamental que a empresa aplicadora tenha conhecimento técnico para discernir a demanda.
Em alguns casos um selante flexível soluciona a vedação das infiltrações, trincas e vazios, para casos de comprometimento estrutural a melhor aplicação é de injeção de microcimentos e resinas epoxidicas.
A tecnologia de injeção possui aplicações em todo tipo de concreto: simples, armado e concreto protendido . Tem caráter sustentável, pois não gera entulhos. Evita transtornos de obras é realizado em tempo curto, pode ser aplicado em dias de chuvas, em piscinas e reservatórios cheios, além de uma garantia que ultrapassa década e ótimo custo benefício.
Todas essas vantagens requer um conhecimento técnico e especialistas na sua aplicação, pois tais garantias estão diretamente ligadas a maneira correta de aplicação. É importante entender que o processo é simples, mas não fácil. A CARVALE possui uma equipe especializada e um corpo técnico capaz de identificar a sua demanda e solucionar definitivamente problemas de infiltrações, goteiras, trincas e fissuras da sua estrutura de concreto. Sem bloqueios das infiltrações e quebradeiras de obra.