Para todos os tipos de edificações, seja ela industrial, residencial ou comercial a impermeabilização para condomínio é um processo indispensável na construção e após, na manutenção do imóvel.
Em todo condomínio existem trechos com variáveis tipos de impermeabilização e a Construtora é responsável por entregar ao condomínio os projetos de impermeabilização executados na fase da obra.
Assim, caso haja quaisquer problemas decorrentes de tempo, uso, agentes agressivos ou má instalação, o seu sindico terá em mãos dados para contratar uma empresa com maior respaldo.
O que é impermeabilização?
Mas o que seria essa etapa indispensável da construção? Vamos começar pelo inicio.
A impermeabilização tem a função de selar, vedar, proteger ou colmatar materiais porosos e suas possíveis falhas, geradas por momentos estruturais ou por defeitos técnicos durante a execução, como:
Sua aplicação é feita com diferentes composições, com a função de evitar a ação das intempéries por meio de infiltrações em qualquer parte da construção ( paredes, lajes, aberturas, muros, coberturas, piscinas, …).
Além disso, possui a função de prolongar a vida útil dos demais sistemas da obra. A não valorização dessa etapa coloca toda a estrutura e demais elementos à mercê de patologias como manchas, mofos e deterioração de peças em geral.
Sua execução é indispensável, no entanto, para que haja uma execução eficiente e duradoura é fundamental que essa etapa seja bem planejada na fase de construção e vistoriada constantemente ao longo do tempo da edificação.
É importante saber que existem diversos tipo de sistemas de impermeabilização e que não existe um sistema ideal para todo tipo de empreendimento.
Para que sua escolha seja a mais eficiente é fundamental que profissionais especializados participem da definição e projeto. Entretando, independente do tamanho e perfil da sua edificação, não tome essa decisão as escuras.
A seguir apresentamos alguns sistemas e suas definições.
A impermeabilização e dividida em dois grupos: Rígidos e flexíveis. Esses dois grupos existem pois cada trecho da nossa construção sãos expostos a condições diferentes.
A impermeabilização rígida é um procedimento que deixa a área trabalhada impermeável pela inclusão de aditivos químicos e agregados. Os impermeabilizantes rígidos não funcionam em conjunto com os elementos estruturais, portanto, não podem ser aplicados em superfícies sujeitas a grandes variações de temperatura.
Em contrapartida, a impermeabilização flexível é representada pelo conjunto de produtos aplicados em partes construtivas sujeitas à fissuração, a impermeabilização flexível é geralmente feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros. Os materiais podem ser moldados no local (membranas) ou serem pré-fabricados (mantas). Esse sistema flexível é ideal para locais sujeitos à variação de temperatura moderadas.
Outro sistema utilizado na fase de manutenção da construção são os sistemas de reparos das impermeabilizações. Após fissuras de mantas, desenvolvimentos de trincas o sistema de injeção veda pontualmente a patologia que surge ao longo do tempo, evitando transtornos de novas execuções de impermeabilização. Para essa atividade a empresa deve ser realmente especializada, pois a maneira de sua aplicação define totalmente a eficiência. Veja algumas dicas para contratar um serviço de engenharia para seu condomínio.
Outra atenção que devemos ter para execução da impermeabilização é qual área será impermeabilizada. Algumas estão sempre molhadas como piscinas, Box, reservatórios, jardins e floreiras. Outras molháveis como varandas, banheiros, cozinhas e sacadas. Além disso, existem também as áreas consideradas secas como garagens, salas, quartos, áreas cobertas, etc. o local faz toda diferença no sistema a ser adotado.
Combinação entre cimento, agregados, aditivos e polímeros que formam um revestimento.
Vedante de caixilhos, calhas e elementos em geral. Ideal para o preenchimento de juntas internas e externas, horizontais e verticais.
Base acrílica com elastômero, elementos que formam uma membrana líquida.
Um monocomponente, qu e requer proteção mecânica
Material que repele a água e pode ser aplicado diretamente em superfícies minerais. Ideal para fachadas de pedra, telha cerâmica, cerâmica porosa e, tijolo e concreto aparentes.
Contém asfalto modificado com polímeros e é armada com estruturante como poliéster e fibras.
Impermeabilização de alto desempenho e excelente aderência, a solução seca rapidamente após a aplicação.
Sistema de reparo de camadas de impermeabilização já existente sem a necessidade de reposição e quebras.
Além desses sistemas existem materiais mais eficientes que garantem 40 a 50 anos de impermeabilização, excelentes acabamentos, alta resistência a abrasão como poliureias, híbridos de poliureias e poliuretanos.
Produtos para impermeabilização de laje podem ser encontrados em grandes redes de lojas de materiais de construção assim como em lojas especializadas físicas quanto em lojas online. Para aplicação é importante contar com empresas especializadas que desenvolvam o projeto e atenda a demanda especifica a sua necessidade. Os impactos decorrentes de uma má aplicação resultam além de perda financeira do custo dos produtos que na grande maioria são elevados o comprometimento dos demais sistemas construtivos e o valor do seu patrimônio.
Segurança
Contudo o é importante sempre lembrar que grande parte das atividades de impermeabilizações ocorrem em altura. Por isso as normas de aplicação e de seguranças devem ser seguidas e acompanhadas, seja na sua construção como também no seu condomínio.
A responsabilidade técnica e o conhecimento de engenharia nessa fase garantem o sucesso das demais etapas construtivas e reduz futuras patologias em qualquer edificação.
Para essa garantia consulte a Carvale Soluções Prediais desenvolvemos projetos e executamos as melhores soluções em impermeabilizações existentes no mercado. Se tiver dúvidas fale conosco.