O cenário dos condomínios está mudando. Pouco se sabia de quanto os condomínios contribuem para a economia e o papel do síndico profissional.

A gestão dos bilhões de reais que movimentam mensalmente este segmento, de aproximadamente 200 mil condomínios espalhados pelo país até poucos anos atrás passava-se desapercebido pelos profissionais e pelo mercado…

E como tudo na economia, as oportunidades foram lançadas.

Desde a necessidade de maior segurança, conforto dos moradores e adaptação as novas tecnologias, a manutenção corretiva do patrimônio e o valor agregado de integração entre os moradores, como feiras, bazares, cursos e até compras compartilhadas.

Como resultado nesta mudança o síndico morador que não possui especializações suficientes e nem tempo para a demanda é substituído pela função profissionalizada.

Profissão : Síndico

O sindico profissional possui capacitação para adequar os condomínios com eficiência a todas as exigências e necessidades que hoje permeiam a habitação, normas e leis, vida útil, manutenções e etc.

Essas qualidades são percebidas em bons resultados financeiros e valorização do patrimônio.

Visto todas as vantagens, sai a figura do síndico convencional e entra o profissional especializado.

O síndico profissional é preparado e gerencia como uma grande empresa. Com centenas de clientes e por vezes também centanas de funcionários. Assim como em uma empresa, sua função requer gerenciar equipes (moradores), valorizar o ambiente (condomínio), gerar lucros, bem como manter o condomínio em ótimas condições, documentos em dia, conflitos amenizados, segurança, zero dor de cabeça.

Quanto ganha um síndico profissional?

Hoje, ser síndico é uma profissão muito bem remunerada. Um síndico de sucesso pode ter receitas em torno de R$ 30 mil mensais. Para tal, os contratantes exigem conhecimento, formação específica e resultados a curto prazo.

Até pouco tempo atrás, a grande maioria dos outros funcionários que trabalhavam em condomínios tinham salários baixos, não pensavam em carreira e ficavam no mesmo emprego quase uma vida inteira. Em contrapartida, hoje nos deparamos com zeladores que ganham acima de R$ 4 mil e gerentes prediais que ganham mais do que alguns executivos formados em universidades renomadas.

Além disso, uma grande parte dos condomínios contava apenas com um contador para ajudar na gestão financeira e departamento pessoal. Entretanto, atualmente, as empresas especializadas em administração condominial disponibilizam mais de 10 departamentos especializados e proporcionam serviços exclusivos, sites de gestão e mais.

A própria estrutura física do condomínio mudou:

  • Grades eram poucas e quando existiam não eram tão robustas;
  • Fachadas que antes eram deixadas de lado, hoje buscam periodicamente se renovarem, manter o valor e a estética do patrimônio

Assim como fizemos com os carros, os moradores dos condomínios estão entendendo a devida importância da manutenção predial. É papel do síndico profissional saber como escolher uma empresa para prestar serviços para o condomínio.

Por isso as buscas de sistemas de controle de acesso, monitoramento ativo, manutenção agendada, aplicativos que interagem entre condomínios não param de surgir, aumentando a concorrência e possibilitando melhores escolhas.

Concluindo

Enfim, cada vez mais a tecnologia está alinhada as expectativas dos consumidores. Com este novo perfil do segmento todos saem ganhando, o
investimento na contratação de profissionais capacitados é rapidamente recuperado e a economia agradece.

No items found.

você também pode gostar